Notícias IBEC

domingo, 29 de abril de 2012

Peixamento em Barra BA

Noticias
Peixamento em Barra (BA) em comemoração ao Dia Mundial da Água
 Em comemoração ao Dia Mundial da Água
Mais de 10 mil peixes juvenis da espécie Curimatã pioa  foram inseridos nos rios Grande e São Francisco, em Barra (BA), como parte das atividades do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º/CIX), em comemoração ao Dia Mundial da Água, transcorrido no último dia 22 de março. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, contando com o apoio da Codevasf. Participaram da solenidade autoridades locais, estudantes das escolas municipais do ensino fundamental e representantes da Companhia.
Além do ato simbólico de repovoamento, com a soltura de peixes nativos, produzidos no 2º/CIX, foram plantadas mudas de plantas nativas para arborização da região do cais da cidade. A programação teve também palestra, apresentações teatrais, recitais de poemas e distribuição de cartazes alusivos à preservação ambiental e revitalização dos recursos hídricos.
Para a médica veterinária e técnica da Codevasf Walkyria Antunes Pignata Feitosa, eventos como esse despertam na população uma maior conscientização sobre a importância e a responsabilidade de cada um para construir uma sociedade mais equitativa e ambientalmente sustentável.
SERGIPE
Em Sergipe, o Dia Mundial da Água também foi comemorado com um peixamento realizado pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do Betume (4ª CIB), no povoado Saramen, município de Brejo Grande. Foram inseridos no Velho Chico cerca de 20 mil alevinos da espécie curimatã, destinados a recomposição da ictiofauna nativa do rio. O evento foi promovido pela Colônia Z16, Escola Técnica de Pesca e Aquicultura de Ensino a Distância da Universidade do Paraná - Polo Brejo Grande e contou com a presença de estudantes das escolas municipais do povoado.
Na avaliação da chefe da 4ª CIB, Ana Helena Gomes da Silva, “o evento além de contribuir diretamente com a preservação da ictiofauna nativa, possui um papel importante na perpetuação da ideia de preservação, através da presença dos alunos e professores no peixamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário Obrigado

Recent Post