Notícias IBEC

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Quae est ista quae ascendit de deserto, deliciis affluens, innixa super Dilectum suum? Quem é esta que sobe do deserto cheia de delícias e apoiada em seu Amado?

Jóvens Eleitos
Os evangélicos, utilizam-se de duas passagens bíblicas basicamente para sustentar que Jesus é nosso
 único intercessor, são elas (1 Tim 2, 5 e 6 e João 14:6).

Agora explicaremos o tão grande erro que esse livre exame os faz.

Como entender passagens, vejamos:

- 1 Tim 2, 5 e 6
Em que sentido Jesus Cristo é nosso único Mediador?
Estaria ele contradizendo diversas passagens que houve intercessões, isto é, mediações?
A própria passagem citada, responde qual o sentido:
"Há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo homem, que se deu em resgate por todos.” (1 Tim 2, 5 e 6).
Nada mais claro... Jesus Cristo é nosso único mediador e intercessor quanto redenção do mundo, ou seja, enquanto Deus encarnado que tira o pecado do mundo.
Jesus Cristo mesmo recomendou "orar uns pelos outros", estaria ele em contradição? Claro que não! Orar, mesmo que interceder, prestar favor de intermédio à uma pessoa, então é o mesmo que ser mediador.

- João 14:6
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.(João 14:6)
Se pegarmos o contexto dessa passagem veremos que o caminho que se fala era para entrar na vida Eterna e esse caminho é Jesus Cristo, pois Ele é Nosso Único intercessor, Mediador, quanto Redenção do mundo. 
Estás falando aí em intercessão redentora, onde o Filho enviado do Pai, remide os pecados do mundo.
Jesus responde isso, tratando à pergunta que Tomé o fez. Leiamos do versículo 1 ao 6 para entermos:
"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:1-6)

Passagens sobre intercessão de vivos:

"Orar uns pelos outros" (MT 5, 44)
"Orai uns pelos outros, para serdes salvos, porque a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito"(Tgo 5, 16)
"Tomai sete touros... e ide a meu servo Job... o meu servo Job... orará por vós e admitirei propício a sua face" (Job 42, 8).
"orar uns pelos outros" (Tgo. 5, 16).
"ora pelos colossenses" (Col. 1, 3).
Zacarias diz: "que o anjo intercedeu por Jerusalém ao Senhor dos exércitos" (1, 12 -13).
"Quando rezavas com lágrimas, e sepultavas os mortos, eu oferecia tua oração a Deus" (Tob. 7, 12)
“Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor” (Romanos 15:30).

“Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” (Atos 12:5)
“Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado” (Colossenses 4:2-3). 
Olha que interessante, Paulo na mesma carta que chama Jesus como único mediador, escreve:
"Recomenda que façam preces, orações, súplicas e ações de graças por todos os homens..." Estaria ele em contradição? Claro que não! Jesus Cristo é unico mediador como resgatador do mundo, mas em outras causas há mediadores secundários.
Sem falar da intercessão de Maria para com os noivos nas Bodas de Caná.

Passagens sobre intercessão de mortos:

“E o Senhor me disse: ‘ainda que Moisés e Samuel se apresentassem diante de mim, o meu coração não se voltaria para esse povo” (Jeremias 15,1).

Jermias (já falecido) é apresentado como quem “muito ora pelo povo e pela cidade santa”.(2 Ma. 15,14) [os protestantes arrancaram esse livro.]

Anciãos no céu “com taças cheias de perfume, que são as orações dos santos” (Ap. 5,8) ( Ap. 8,4).

 "E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama" (Lucas 16:24)
Parábola em que Jesus mostra a possibilidade de intercessão, mesmo após morte.

Vejamos agora nos escritos arqueológicos dos 3 primeiros séculos (inscrições gravadas nos túmulos de santos cristãos):

- No cemitério de S. Pânfilo: “Mártires santos, bons e benditos, ajudai a Ciríaco”

- No cemitério de Aquiléia: “Santos Mártires, lembrai-vos de Maria”                                

Na Via Salária lemos também esta inscrição: “Genciano, fiel em paz... Que em tuas orações, rogues por nós porque sabemos que estás em Cristo”

- No cemitério de Gordiano: “Sebáiiiio, doce alma, pede e roga por teus irmãos e companheiros”

- Em São Calixto: “Vicência, pede em Cristo por febe e seu esposo”

- No cemitério de Priscila “Anatólio ... teu espírito descande em Deus. Pede por tua mãe”.

Conclusão:


A questão é que a oração dos que estão mais próximos de Deus tem grande atenção.
É provável que qualquer evangélico peça oração ao seu pastor, amigos, família etc. Nosso próprio Senhor disse para "orarmos uns pelos outros" (leia mais em Col. 1, 3; I Tm 2, 1-5;). Aqui caberia a mesma pergunta de sempre "Não seria mais fácil ir ao Pai através de Jesus?"
Ora...  A questão é que, como está escrito: "De muito vale a oração de um justo". Nossos intercessores, intercedem junto a Cristo. Podemos pegar o caso da intercessão de Maria, para com os noivos nas Bodas de Caná, aí ela se apresenta como intercessora secundária.
Jesus Cristo, Santos, anjos são nossos intermediários, assim como Moisés foi do povo judeu (Dt 5, 5): "Eu fui naquele tempo intérprete e mediador entre o Senhor e vós". Como nos casos quando ele pedia para Deus, ter paciência com o povo, pedia para não os punir, também o caso de pessoas que desrespeitavam Deus, tendo perdas, serem curadas com sua intercessão.


Nelson Monteiro Sarmento

Notas: As diferenças entre Igreja Católica e igrejas evangélicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário Obrigado

Recent Post